LDO 2024

Participação Cidadã no Planejamento Orçamentário de Estrela do Norte: Consulta Pública Eletrônica Para a LDO 2024

publicado: 21/03/2024 09h22, última modificação: 21/03/2024 09h25
A Prefeitura de Estrela do Norte convida a população a contribuir com o planejamento orçamentário, um movimento essencial para um futuro mais alinhado com as necessidades locais.
banner.jpeg

Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura de Estrela do Norte, Goiás, abriu espaço para a participação direta de seus cidadãos no processo de planejamento orçamentário para o ano de 2024. Através de uma Consulta Pública Eletrônica, o município busca integrar a opinião da população na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), um dos pilares do tripé orçamentário brasileiro, que inclui ainda o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Este movimento de inclusão democrática representa um marco para o município de Estrela do Norte, enfatizando a importância da transparência e da participação popular na gestão dos recursos públicos. A LDO, que serve como um instrumento de planejamento para os gestores públicos, estabelece as prioridades do governo municipal para o próximo ano, incluindo as metas e despesas previstas.

Ao convocar a população para contribuir com suas opiniões, a administração municipal não apenas fortalece o vínculo com a comunidade, mas também promove uma gestão mais eficaz e alinhada às reais necessidades e expectativas dos cidadãos. "A participação da população nesta pesquisa irá nos ajudar a construir um planejamento mais realista e assertivo", afirmou um representante da prefeitura, sublinhando o impacto positivo que a consulta pública pode ter no desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e eficientes.

Para participar, os moradores de Estrela do Norte tem até o dia 15/04 para participar. Os interessados poderão acessar o formulário  clicando aqui. A consulta está aberta a todos os interessados, que poderão enviar suas sugestões, prioridades e comentários sobre as áreas que consideram cruciais para o desenvolvimento do município. Educação, saúde, infraestrutura, segurança e desenvolvimento social são alguns dos temas que podem ser abordados pelos participantes.

Este processo de consulta não apenas garante que a voz da população seja ouvida, mas também serve como um instrumento de educação cívica, sensibilizando os cidadãos sobre a importância de sua participação ativa nos assuntos municipais. A iniciativa de Estrela do Norte pode inspirar outros municípios a seguir o mesmo caminho, reforçando os pilares da democracia participativa no Brasil.

À medida que o prazo para contribuições se aproxima, a expectativa é de que a população de Estrela do Norte aproveite esta oportunidade única para moldar o futuro da cidade. A colaboração entre governo e cidadãos promete abrir novos caminhos para um planejamento orçamentário mais inclusivo e representativo, estabelecendo um modelo a ser seguido por outras localidades do país.